Revista Videogame Edição Especial de Janeiro de 1993

Edição nº 22

Matéria de Capa: EDIÇÃO ESPECIAL SUPER NINTENDO

Chun-Li dando golpes por todos os lados, as Tartarugas Ninja numa terrível luta, Lemmings a um passo do abismo... não resta dúvida que os jogos para o Super NES (ou Super Nintendo) estão nas telas de muitos feras de videogame. E para atender aos jogadores desse console de 16 bits da Nintendo, VIDEOGAME reuniu os maiores sucessos com as melhores estratégias e dicas publicadas até agora na revista. O critério da seleção foi de acordo com o sucesso dos games. O Super Mario World, ou Mário 4, que acompanha o console, é um sucesso com 96 fases nas quais sempre é possível descobrir um novo caminho, uma nova armadilha para lutar e vencer. E com estas dicas dadas por VIDEOGAME você poderá aproveitar ainda mais seu Super Mario World. Mas com certeza, em toda a história do videogame, nenhum game "explodiu" tanto como o Street Fighter II. Se antes do lançamento já havia uma grande expectativa, depois de lançado, o game virou mania. Com seus 16 mega de memória, permite uma excepcional movimentação dos personagens, com os golpes mais fantásticos. Além de VIDEOGAME mostrar os golpes básicos de todos os lutadores, há uma reportagem especial para quem quiser "apelar" com a Chun Li. O game Lemmings então, é ótimo. Os Lemmings, é verdade, são uns estúpidos completos que, se deixados sozinhos, sempre caem em algum abismo. Mas você deve ser bastante inteligente para salvá-los. É claro que numa boa seleção dos sucessos de Super Nintendo não podem faltar as Tartarugas Ninja, da mesma forma que o F-Zero e o Super R-Type. E para fechar esta edição escolhemos, claro, o Super Mario Kart. VIDEOGAME mostra todos os pilotos, carros e a melhor forma de você exercer toda a sua habilidade. 

É uma edição para ler e guardar.

Os editores VIDEOGAME

"O SUCESSO SUPER NES" (Revista Videogame Edição Especial nº22A, página 34)


"Saiba porque este console de 16 bits conquistou tantos adeptos em apenas um ano de vida"

"Em pouco mais de um ano de vida, o console Super Nintendo conseguiu o que parecia impossível: conquistar a preferência quase unanime dos gamemaniacos do mundo inteiro. Nos Estados Unidos ele já se popularizou, e uma versão compacta, sem qualquer jogo e com apenas um controle, já pode ser encontrada por cerca de US$ 100 que era o preço do Nintendo de 8 bits há dois anos atrás. E, no Brasil, o caminho é o mesmo: hoje ele é o objeto de desejo de qualquer jogador, e seus jogos já são, de longe, os mais alugados em quase todas as locadoras."

"A razão para todo esse sucesso está no que o Super Nintendo é capaz de realizar. Só para se ter uma idéia, a resolução gráfica é de 512 x 448 pontos na tela, e os programadores de jogos têm à disposição 32.768 cores, das quais 256 podem ser mostradas simultaneamente na tela. Mas o grande trunfo são os efeitos especiais que a máquina pode produzir, como o scrolling, que acentua o efeito de profundidade, rotation e scaling, que permitem rotação de um objeto na tela e variação do tamanho na escala real à medida em que ele se aproxima ou afasta no cenário. O som também não fica para trás: ele é gerado por um processador sonoro tipo DSP, idêntico aos usados nos CD- players. Sem dúvida, todas estas características tornam o Super Nintendo o console mais sofisticado produzido no momento."

"Mas nem só de efeitos especiais vive um console. A prova disso é que o Neo Geo, por exemplo, não conseguiu se popularizar, apesar de ser também bastante sofisticado. E os motivos são fáceis de entender: o preço aliado à qualidade e disponibilidade de jogos. E isso o Super Nintendo tem de sobra. Ele não é o sistema mais caro e, em outubro deste ano, já contava com mais de 300 jogos lançados, que usam e abusam do potencial da máquina."

"Mas o sucesso promete não parar por ai. É que, para 93, a Nintendo japonesa promete lançar o leitor de jogos em CD para o Super Nintendo. E, se os jogos já são demais sem CD, imagine com..."


VIDEOGAME página 34

Conheça o Canal História dos Videogames no YouTube!

https://www.youtube.com/@HistoriadosVideogamesHDVG