Criado por Hironobu Sakaguchi, o game seria chamado inicialmente de Fighting Fantasy, tendo seu nome alterado para o lançamento. É considerado um dos jogos de RPS mais influentes e bem sucedidos do NES e da história dos vídeo games. Final Fantasy tem quatro modos de jogo básicos: mapa do mundo superior, mapas de cidades e masmorras, tela de batalha e uma tela de menu.
Hironobu Sakaguchi pretendia fazer um jogo de RPG muito antes do desenvolvimento de Final Fantasy, porem só viria a receber autorização da Square após o sucesso de outro RPG no Japão, Dragon Quest. Na América, o game foi lançado em 1990, após sua localização para o idioma, tendo sucesso moderado.
Existem dois possíveis motivos para o título do jogo: Final Fantasy, segundo o compositor que criou a trilha sonora do mesmo, Nobuo Uematsu. Final faria referência ao destino de abandonar o desenvolvimento de jogos para vídeo games por Sakaguchi, desenvolvedor do game, caso o título fosse um fracasso em vendas. Por outro lado, a Square estava sob ameaça de falência na época, o que significava que o jogo poderia ter sido o último da empresa.
Final Fantasy foi relançado posteriormente para muitas outras plataformas, como WonderSwan Color, Playstation, GAme Boy Color, Virtual Console do Wii, NES Mini Edição Clássica, dispositivos móveis, entre outros.
Desenvolvedor: Square
Plataforma de lançamento: Famicom / NES
Diretor: Hironobu Sakaguchi
Produtor: Masafumi Miyamoto
Designer: Hiromichi Tanaka, Akitoshi Kawazu, Koichi Ishii
Programador: Nasir Gebelli
Artista: Yoshitaka Amano
Escritores: Hironobu Sakaguchi, Kenji Terada
Compositor: Nobuo Uematsu
Lançamento
18 de dezembro de 1987[exposição]
Gênero: RPG