Bally Astrocade

Bally Astrocade, ou Bally Arcade é um console de videogame doméstico de segunda geração, sendo também um sistema de computador simples projetado por uma equipe da Midway, que na época fazia parte da divisão Bally.

Foi originalmente anunciado como o "Bally Home Library Computer" em outubro de 1977 e inicialmente disponibilizado em dezembro do mesmo ano. Contudo, devido a atrasos na produção, as unidades foram lançadas pela primeira vez nas lojas em abril de 78 com um novo nome, o "Bally Professional Arcade". Seu tempo de comercialização foi bastante limitado, interrompido quando a Bally prematuramente decide sair do mercado de games. Os direitos foram posteriormente adquiridos por uma empresa terceira, que o relançou e comercializou até 1984. O Astrocade tinha poderosas capacidades gráficas para a época do seu lançamento, mas também muito difícil de programar

A História do Astrocade

No final da década de 1970, a Midway contratou a Dave Nutting Associates para projetar um chip de exibição de vídeo que poderia ser usado em todos os seus sistemas de videogame, desde jogos de fliperama até um sistema de computador doméstico. O sistema fornecido pela Nutting foi usado na maioria dos jogos de arcade clássicos da Midway da época, incluindo Gorf e Wizard of Wor. Após o desenvolvimento e conclusão do projeto, a Midway busca investimentos para o lançamento de um console doméstico.

Mas atrasos na produção fizeram com que o projeto “Bally Home Library Computer” tivesse pouca ou nenhuma exposição, sendo comercializado apenas em lojas de informática, bem diferente do concorrente de 2 geração, o contemporâneo Atari VCS. Em 1979, Bally ficou menos interessado no mercado de fliperamas e decidiu vender sua divisão de produtos de consumo, incluindo o desenvolvimento e a produção de consoles de videogame.

Na mesma época, um grupo de terceiros tentou, sem sucesso, lançar seu próprio design de console no mercado, chamado de Astrovision. Um comprador corporativo da Montgomery Ward, que estava encarregado do sistema Bally, colocou os dois grupos em contato, e um acordo acabou sendo acertado. Em 1981, eles relançaram a unidade com o cartucho BASIC incluído gratuitamente, agora conhecido como Bally Computer System. Em 1982, teve seu nome mudando novamente, agora para Astrocade. O sistema foi vendido com esse nome até o crash dos videogames de 1983.