Linha do Tempo

Até meados da década de 1940, os videogames não existiam. Os computadores eram muito grandes e caros, peças de uso restrito apenas para grandes corporações. Mas alguns homens e mulheres que atuavam na área da eletrônica passaram a realizar algumas experiências, que gradativamente, deram rumo aos primeiros jogos, que até então eram um misto de equipamentos eletrônicos e analógicos. A princípio utilizados em treinamento militar e por acadêmicos de grandes universidades, aos poucos os revolucionários aparelhos em que se poderia desafiar uma máquina tornavam-se mais populares. Mas como tudo começou? Quem foram os homens do pontapé inicial? É isso que vamos ver no primeiro episódio desta série. 

Nessa primeira parte, veremos a partir do ano 1940 até 1970

Tennis for Two visto em um tubo de raios catódicos DuMont Lab 304-A.

Tennis for Two visto em um tubo de raios catódicos DuMont Lab 304-A.

Ano de 1947

1947! Foi nesse ano que os físicos estadunidenses Thomas Goldsmith Jr. e Estle Ray Mannacabaram criaram um sistema que, até então, nunca se tinha visto. Isso aconteceu enquanto os cientistas testavam alguns dispositivos para o desenvolvimento de aparelhos de televisão de tubo. Esse aparelho foi patenteado e nomeado como Cathode Ray Tube Amusement Device, ou “Dispositivo para Diversão de Tubo de Raios Catódicos”. 

um tubo de raios catódicos

Corte de um tubo de raios catódicos

O que é um tubo de raios catódicos?

Segundo a Wikipédia, um tubo de raios catódicos ou cinescópio é um tipo de válvula termiônica, contendo um ou mais canhões de elétrons e um ecrã fluorescente utilizado para ver imagens. Seu uso se dá em monitores, televisores e osciloscópios, inventado em 1897 por Karl Ferdinand Braun

Ao ligarem um tubo de raios catódicos a um osciloscópio, os traços de luz exibidos na tela assemelhavam-se a mísseis. Assim surgiu a ideia de transformar isso em um simulador, baseado nos visores de radar usados na Segunda Guerra Mundial. Estava criado portanto o primeiro potencial jogo eletrônico, no qual um jogador controla feixes de elétrons do CRT. Mas o que é um tubo de raios catódicos e um osciloscópio? Um tubo de raios catódicos ou cinescópio, também conhecido pelo acrónimo CRT, derivado da expressão inglesa cathode ray tube, é um tipo de válvula termiônica contendo um ou mais canhões de elétrons e um ecrã fluorescente utilizado para ver imagens. Seu uso se dá principalmente em monitores de computadores e televisores. Foi inventado por Karl Ferdinand Braun em 1897.

Já um osciloscópio, anteriormente chamado de oscilógrafo e informalmente conhecido como escopo, o CRO - osciloscópio de raios catódicos é um tipo de instrumento de teste eletrônico, que exibe graficamente tensões de sinal variáveis, geralmente como um gráfico bidimensional calibrado por um mais mais sinais. A forma de onda exibida pode então ser analisada para propriedades como amplitude, frequência, tempo de subida, intervalo de tempo, distorção entre outros. Originalmente, o cálculo desses valores exigia a medição manual da forma de onda em relação às escalas embutidas na tela do instrumento. Outros mais modernos podem calcular e exibir essas propriedades automaticamente. Sabendo agora o que é um tubo de raios catódicos e um osciloscópio, resta saber como os cientistas americanos fizeram o primeiro jogo eletrônico.

Conectando um CRT, isto é, um tubo de raios catódicos a um CRO ou osciloscópio, e criando botões que controlavam o ângulo e a trajetória dos traços de luz, Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray criaram um jogo de mísseis com sobreposições de tela. O jogo simulava o efeito da trajetória dos projéteis. O equipamento Dispositivo para Diversão de Tubo de Raios Catódicos chegou a ter seu pedido de patente em 25 de janeiro de 1947, no entanto os custos para produção eram altos, e assim nunca foram fabricados ou vendidos comercialmente, com apenas alguns protótipos produzidos.  

E assim se deu o princípio dos videogames!  Uma experiência inédita fruto do trabalho de dois pesquisadores que, pelas circunstâncias acabaram por projetar o primeiro jogo eletrônico a utilizar uma tela, fazendo do dispositivo de diversão de tubo de raios catódicos um precursor de outros jogos na linha do tempo da história dos videogames.

imagem de Ralph Henry Baer

Ralph Henry Baer

1949 e a tentativa de fazer "a melhor tv do mundo"

Foi nesse ano que o engenheiro Ralph Baer, que trabalhava para uma empresa chamada de Sanders Associates faz a tentativa de produzir o que ele mesmo chamaria de "a melhor tv do mundo" adicionando o fator interatividade aos televisores da época. Mais naquele momento sua ideia não teve sucesso.

Acima imagem do protótipo Brown Box e abaixo o Magnavox Odyssey

Ralph Henry Baer foi um inventor, desenvolvedor de jogos eletrônicos e engenheiro alemão-americano, nascido em 8 de março de 1922. è considerado o pai dos vídeo games, trabalhando em protótipos como o Brown Box, que mais tarde se tornaria o Magnavox Odyssey.

Imagens do primeiro game gráfico da história

O jogo da velha

1950

Nesse ano, um cientista britânico de nome Christopher Strachey, desenvolve um simulador de damas para aquele que seria um dos primeiros computadores do Reino Unido: o Pilot ACE

1952

Foi nesse ano, na Universidade de Cambridge, o professor de ciência da computação de nome Alexander Chafto criou o que seria o primeiro jogo gráfico para computadores: o jogo da velha.

1958 o ano de Tennis for Two

Foi neste ano em que o físico norte-americano Willian Higinbotham  teve a ideia de criar um jogo para manter entretidos os visitantes do laboratório de Brookhaven. Willian desenvolveu em um osciloscópio o jogo Tênis para Dois, a partir de um enorme computador analógico da época. O game consistia em um pequeno ponto luminoso na tela do osciloscópio, que ficava de uma lado para o outro simulando uma partida de tênis.  O controle eram duas caixas com um botão de girar, para controlar o ângulo e balanço da raquete, mais um botão para pressionar. 

1962

Foi nesse ano que alguns estudantes resolveram desenvolver um jogo com base em histórias de ficção científica . Steve Russel, Dan Edwards, Alan Kotok, Peter Sampson e Martin Graetz criaram o jogo Spacewar. O game utilizava-se de uma máquina gigantesca, o computador DEC PDP-1, que ocupava uma sala inteira.

O computador PDP-1

O computador PDP-1 desenvolvido  em 1959, onde foi rodado o jogo Spacewar de Steve Russel. 

Jogo Spacewar

Jogo Spacewar

1967

Ralph Baer, conhecido como o pai do vídeo game doméstico cria o protótipo daquele que viria a ser futuramente o Odysey: o Brown Box, uma caixa encapada com vinil autocolante que imitava a madeira, por isso chamado de caixa marrom, e que vinha com jogos de tênis e outros. 

Ralph Baer da Sanders Asociates

Ralph Baer da Sanders Associates