Quando o Sega Saturn era uma novidade no Brasil

Assista ao vídeo: dos 16 para os 32 bits

Revista Videogame, edição 39, página 6

SATURNO CHEGA NO FINAL DO ANO

Saturno, além de um planeta, também foi o pai de todos os deuses na mitologia grega. No mundo do videogame, ele será um equipamento poderoso. E o que está prometendo a Sega, que deve lançar o produto até o final do ano nos Estados Unidos e Japão.

Gamemaniacos do Brasil terão de esperar até o ano de 95. É isso mesmo, a Tec Toy deve trazer esse videogame ao pais somente no primeiro trimestre do próximo ano.

Saturn é o nome do projeto do novo videogame da Sega. Ele ainda não tem nome oficial, mas sabe-se que este console sairá de fábrica com 32 bits e chips RISC (conjunto de instruções reduzidas) da japonesa Hitachi.

Alguns de seus microprocessadores estarão dedicados a processamento de imagens e sons. Vantagens? Promete-se um maior desempenho no produto. Quer mais? Um console de 32 bits é bem mais rápido que os de 16 que andam nas mãos da galera. Principalmente devido à tecnologia RISC como o processador realiza um numero menor de intruções, ele faz isso muito mais rápido. Claro, em contrapartida, os programas leia-se jogos tem de ser mais complexos na programação. O resultado é um processamento mais rápido dos gráficos e jogos muito mais interessantes.

Outra surpresa que executivos da Sega japonesa revelaram, quando estiveram no Brasil; já estão quase prontos três títulos para o Saturn. Virtua Racing que você já conhece bem do Mega e arcades; Daytona e Virtua Fighting estão sendo desenvolvidos pela própria Sega. E de quebra, já estão sendo escolhidas softwarehouses para desenvolver games para esse novo equipamento.

Agora, o bom dessa história toda é o preço, item número um na hora de pesar pros e contras para comprar um console de videogame. A Sega quer lançar esse equipamento, custando entre USS 450 e US$ 500, nos EUA, No Brasil deve chegar a US$ 700. Se parece caro à primeira vista, comparando com outros consoles de 32 bits do mercado como o 3DO, por exemplo já dá até para mudar de idéia.

E para completar as novidades, a Sega deve lançar com o Saturn um acionador de CD-ROM de dupla velocidade e um modem, que permitirá conexão com redes de jogos e serviços via telefone.

Por Marijo Zilveti (Revista Videogame, edição 39, página 6)