A criação de Sonic The Hedgehog
Nos Estados Unidos, o Mega Drive crescia e recebia excelentes conversões dos arcades. Já a Nintendo continuou achando que poderia liderar o mercado com o defasado Nintendinho. Isso seria possível caso o Mega Drive ficasse apenas no Japão. A falta de RPGs no console da Sega fez com que sua popularidade não passasse da empolgação de lançamento do console. Mas na América, os games de esportes e ação começavam a se destacar para um público mais crescido. Esse grande erro estratégico da Nintendo, ao pensar que seu console de 8-bits sobreviveria à nova realidade, fez com que o Super Famicom demorasse e chegasse dois anos depois do Mega Drive.
Desenvolvimento de jogos na Sega do Japão
Enquanto isso no Japão, Kalinski visita as instalações da Sega e conhece os revolucionários aparelhos Mega Drive e a promessa Game Gear, que segundo Nakayama, tinham potencial de virar o mercado. Ele recebe carta branca para fazer do seu jeito, e implantar as estratégias necessárias para fazer do Sega Genesis um verdadeiro sucesso. Agora cabe a ele trabalhar junto a sua equipe e traçar os planos a médio e longo prazo para fazer do 16 bits da Sega o mais popular e conhecido console de videogame da américa.
Mas o que realmente seria o ponto de virada para a empresa, seria o desenvolvimento e lançamento de um jogo para um novo mascote.
Foi entre 1990 e 91 que o AM8 recebeu a diretriz de Nakayama de criar um novo mascote para a empresa e um jogo para acompanhá-lo. O líder Shinobu Toyoda, e sua equipe começaram a trocar ideias. O primeiro personagem que eles criaram, juntamente com Oshima, era uma criatura parecida com um coelho, com orelhas longas e extensíveis que podiam pegar e arremessar objetos nos inimigos, mas isso se mostrou difícil de executar, e o conceito foi abandonado. Certo dia, examinando os esboços, Naka comentou com o colega Oshima que o que eles precisavam era de algo rápido. Oshima ficou intrigado. Então Naka continuou. Anos antes, ele havia concebido um personagem que podia se tornar uma bola e derrubar seus inimigos. Naka falou mais sobre o personagem criado em uma entrevista de 1992 para a Sega Visions:
"No começo, usamos um personagem que parecia um coelho, com orelhas que podiam se estender e pegar objetos. Conforme o jogo foi ficando cada vez mais rápido, precisávamos criar uma característica especial para dar ao nosso personagem algum poder sobre seus inimigos. Eu me lembrei de um que eu criara anos antes, que podia se tornar uma bola e derrubar seus inimigos. Ouriços podem se encolher na forma de uma bola, então decidi mudar de um coelho para um ouriço".
Fiel à sua natureza, o novo personagem evoluiu rapidamente nos dias seguintes. Ele seria azul porque essa era a cor do logotipo da Sega. E, já que uma bola não teria muito impacto visual, e os espinhos não poderiam ser mostrados facilmente em pixels na tela, ele ganhou "cabelo" pontudo. De acordo com Ohshima, o design básico de Sonic foi criado combinando a cabeça de Felix the Cat com o corpo de Mickey Mouse. Ele seria um personagem rápido, e teria tênis de corrida. Esses tênis também serviriam como um bom power-up no jogo que Naka estava começando a programar. Seus sapatos tinham fivelas inspiradas nas botas de Michael Jackson na capa do álbum Bad e no esquema de cores vermelho e branco do Papai Noel, a quem Ohshima via como um personagem famoso. Um dia, Naka fez uma demonstração dos seus esforços mais recentes no novo jogo para seus colegas do AM8. Eles olharam espantados enquanto o veloz ouriço azul corria pela tela. "Sabe, esse ouriço é supersônico", disse um dos membros da equipe. O novo personagem foi originalmente chamado de "Mr. Hedgehog" , mas posteriormente a equipe concordou em chamá-lo Sonic.