Documentários da História dos Videogames

Confira todos os capítulos dos fantásticos documentários produzidos pelo canal História dos Videogames!

A Música nos games: Koji Kondo

Em 13 de agosto de 1961, nascia Koji Kondo, um músico japonês, compositor, pianista e diretor musical, conhecido por suas contribuições nas séries de videogames Super Mario e The Legend of Zelda, e muitos outros. Kondo foi contratado pela Nintendo em 1984, e trabalha lá desde então, tornando-se o primeiro na empresa a especializar-se em composição musical para videogames. Logo após seu início na Nintendo, Kondo foi escolhido como designer de som do jogo Super Mario Bros, de 1985. Esse trabalho foi frequentemente citado como uma das mais memoráveis contribuições para a música nos​ videogames. Até mesmo pessoas que nunca pegaram em um controle de videogame certamente conhecem a trilha do jogo. Ver mais...

SUPER MARIO BROS. A história incrível de um jogo revolucionário; PARTE 2 - HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES

Super Mario Bros. foi lançado pela primeira vez no Japão em 13 de setembro de 1985, para o Family Computer, também chamado de Famicom. No mercado norte-americano o jogo foi lançado para o Nintendo Entertainment System, o NES. Sua data de lançamento exata na América do Norte é debatida; embora a maioria das fontes informe a data de outubro de 1985 para o seu lançamento, várias fontes sugerem que ele chegou entre novembro e o início de 1986. No Brasil, seu lançamento oficial se deu bastante tardiamente, em 1993, pela joint venture Playtronic. Mas isso não significa que já não estivesse bem presente no país, visto a grande quantidade de cartuchos importados, clones ou pirataria, como o conhecido título distribuído pela Gradiente Super Irmãos. Em 1988, Super Mario Bros. ainda foi relançado junto com o jogo de tiro ao alvo Duck Hunt como parte de um único cartucho ROM, que veio embalado na caixa juntamente com o NES. Esta versão do jogo é extremamente comum na América do Norte, com milhões de cópias fabricadas e vendidas nos Estados Unidos. Ver mais...

WAVE RACE 64, o jogo de corrida que fez o salto de paradigma do 2D para os gráficos tridimensionais

Wave Race é um jogo de corrida desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi lançado para o console de 5º geração Nintendo 64 no ano de 1996, como uma continuação do título de 1992 para Game Boy. Aqui, ao invés de carros ou naves, o jogador disputa os primeiros lugares no uso de jet skis, em uma variedade de percursos marítimos, enquanto manobra em torno de bóias. Um modo multijogador onde dois veículos podem competir entre si em um percurso escolhido também está incluído. O jogo suporta o Controller Pak, que permite aos jogadores transferir os dados salvos de um cartucho de jogo para outro.

SUPER MARIO BROS. A história incrível de um jogo revolucionário - Parte 1 - HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES

Super Mario Bros. é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo. É o sucessor do jogo de arcade de 1983, intitulado Mario Bros., e o primeiro da série Super Mario. Foi lançado no ano de 1985 no Japão para o Family Computer ou Famicom. Nele os jogadores controlam Mario, e também seu irmão Luigi no modo multijogador, enquanto viajam pelo Reino do Cogumelo para resgatar a Princesa Toadstool de Bowser, na época chamado Rei Koopa. Eles atravessam estágios de rolagem lateral enquanto evitam perigos como inimigos e buracos, contando com a ajuda de power-ups como o Cogumelo, Flor de Fogo e a estrela de invencibilidade. Mas o que faz deste um dos games mais importantes de toda a história dos videogames? Como foi seu desenvolvimento, lançamento e comercialização? E por fim, qual o legado deste jogo para a indústria e cultura popular? Vamos descobrir!

ICE HOCKEY, o jogo atemporal do Nintendo 8 bits (DOCUMENTÁRIO COMPLETO)

Ice Hockey é um jogo hilário, divertido e viciante. É baseado no esporte Hóquei no Gelo, sendo o objetivo do jogador obter mais pontos do que o oponente ao acertar discos pretos redondos no gol adversário com um taco de hóquei. É na maioria das vezes bem visto pelos críticos e frequentemente citado como um dos melhores jogos para a Nintendinho. É um daqueles que conseguem ser atemporais. Não importa quanto tempo passe do seu lançamento, ou quanto seus gráficos e sons estejam defasados. Sua jogabilidade rápida, simples e ao mesmo tempo exigente de quem deseja dominá-la, faz dessa disputa de hóquei algo que você não vai querer parar de jogar. É o equilíbrio entre o não tão fácil, nem muito difícil ao ponto de fazer você desistir do jogo. Equilíbrio entre uma jogabilidade não extremamente simples, e ao mesmo tempo não complexa ao ponto de se achar que todos os botões que você aperta fazem um movimento inesperado. Só jogando para entender.