Foi nesse ano que a Magnavox adquire o projeto de Ralph Baer, o Brown Box, e da início ao que ficou conhecido como Magnavox Odyssey, lançado nos Estados Unidos em setembro de 1972 à U$ 99,95. O Odyssey viria a ser o primeiro aparelho doméstico de vídeo game a ser comercializado na história. Consistia em uma caixa nas cores branco, marrom e preta que poderia ser conectada em uma TV, gerando três pontos e uma linha na tela. Acompanhavam o Odyssey dois controladores com os quais era possível uma interação com as imagens na tela da TV.
Protótipo do Magnavox Odyssey, o Brown Box, ou caixa marrom (foto: Wikipédia)
Controlador do Odyssey (foto: Wikipédia)
Cartucho número 6 para Odyssey (foto: Wikipédia)
Em 29 de novembro de 1972, era lançado o Pong, criado por Allan Alcorn, e publicado pela Atari de Nolan Bushnell. O jogo era muito semelhante ao Tênis lançado para o Odyssey, ganhando outros recursos em versões subsequentes, mais preservando a jogabilidade inicial.
Armário de Pong na Vertical
Nesse ano é lançado o primeiro Pong caseiro, com o nome impresso "Tele-Games". O Home Pong, como foi chamado foi desenvolvido por uma dupla de funcionário da Atari, Harold Lee e Allan Alcorn em 1974 e lançado pela Sears. Empresas como Magnavox e Nintendo lançaram aparelhos semelhantes ao Pong caseiro.
Pong de 1975
Foi nesse ano que a Atari lança seu produto de maior sucesso da história: o Atari VCS! Seu preço de lançamento era US$ 199, vendido em grandes varejistas americanos. Dispunha de apenas 9 jogos coloridos, sendo que Pac-Man vinha juntamente com o console. No seu ano de lançamento o aparelho vendeu incríveis 250 mil unidades!